segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Verdadeira Felicidade. 1ª mensagem

                                          INTRODUÇÃO    


  O chamado do crente é assunto tão importante, quanto fascinante, pois nele estão inclusos a grande e soberana sabedoria de Deus e todos os mistérios aí envolvidos que encantam a alma do Homem! São estes mistérios transformados em ministérios profícuos, que muitas vezes provocam admiração por parte de alguns e infelizmente indignação por parte de outros.
       No livro de Atos dos Apóstolos, Paulo discursando aos anciãos da igreja de Éfeso, revela: 

"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" (Atos 20.24)

       O discurso de Paulo deixa claro que seus maiores interesses e preocupações, não estavam em sua integridade física, reconhecimento financeiro ou fama que pudesse adquirir, ou seja, nada disto era precioso para ele.
        Parece que Paulo demonstra algo totalmente incomum ao ser humano, pois a tendência humana  é valorizar as coisas da vida, portanto tê-las como preciosas...
        Esta conclusão estaria correta, se Paulo tivesse terminado seu discurso por aí, o que  não aconteceu.
       Paulo continua sua declaração, utilizando uma conjunção subordinativa condicional: contanto. Uma conjunção subordinativa é aquela que liga duas orações, uma das quais determina ou completa o sentido da outra. Paulo está indicando uma condição necessária para não ter nada na vida por precioso, que nada mais é do que cumprir com alegria a carreira e o ministério que recebera do Senhor Jesus.
       Com toda certeza, Paulo está inspirado pelo Espírito Santo deixando claro a seguinte proposição:

O HOMEM SÓ ALCANÇA VERDADEIRA FELICIDADE QUANDO ESTÁ NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.
      

Escrevendo o que já foi dito...

     Quando o Senhor Jesus me chamou para pregar Sua Palavra, comecei a desfrutar dos sonhos de Deus para  minha vida. Desde então, tenho me esforçado para submeter-me a cada plano novo estabelecido pelo Senhor.
      Escrever as mensagens que o Espírito Santo tem me dado, faz parte deste novo sonho de Deus para mim. Apesar do escasso tempo, tentarei registrar neste blog, algumas mensagens que já foram ministradas em diversas igrejas.
     O meu sincero desejo é que você seja abençoado pela Palavra de Deus!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conhecer e crescer...

Cheguei em casa do trabalho e coloquei água na chaleira para fazer aquele cafezinho gostoso do final de tarde. Olhando para água fervendo, me vieram alguns devaneios na mente, do tipo: eu sei que a água está fervendo por causa do calor do fogo;então me lembrei de uma aula de física em que o professor ensinou que a água ferve porque o calor faz com que as moléculas da água se movimentem mais rápido e isto aumenta a temperatura da água, até que ela ferva.
Desde os tempos mais remotos, o ser humano anseia por conhecimento. Os filósofos gregos gastavam sua existência, em uma busca incansável para respostas das mais simples as mais complexas.
Mas o que realmente significa conhecimento?
Poderíamos conceituá-lo simplificadamente como a incorporação de um conceito novo. Os estudiosos tendem em classificá-lo de várias formas, como por exemplo o conhecimento empírico ou vulgar, aquele que nós adquirimos quase  sem querer, e o conhecimento científico,  que segue leis e sequências de investigação.
Mas que relações ou aplicações existem nestas definições e em nossa vida cristã?
Voltando aos meus devaneios, pensei que se eu não soubesse da "história " das moléculas da água, quem sabe  tal  conhecimento nunca mudaria minha vida. Entretanto,  para alguns profissionais,  esta e outras postulações da física são realmente importantes .Isso me fez pensar que o conhecimento de Deus para o verdadeiro cristão está como as regras de trânsito para um motorista, ou as regras ortográficas para um escritor, ou mesmo a anatomia humana para um cirurgião médico.
Oséias 6.3 diz "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..."II Pedro 3.18, diz: "antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."E os versículos anteriores nos informam o motivo deste crescimento duplo (graça e conhecimento): para não sermos enganados pelos indoutos, inconstantes e abomináveis.
Que maravilha!O conhecimento do cristão está perto e acessível, a Palavra de Deus! Quanto mais você estudá-la, quanto mais você amá-la, mais conhecerá seu Autor e seu amor por ele irá crescer junto com o conhecimento, pode estar certo!
Se você está lendo este pequeno ensaio, espero tê-lo animado a conhecer e crescer...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

   A maior preocupação de um professor é garantir que seus alunos aprenderam realmente a lição. Para que a aprendizagem seja efetiva é necessário investir em estratégias e recursos variados. É claro que antes de pensar nas estratégias é imprescindível ter certeza dos objetivos a serem alcançados.
   Como Maria Rossini afirma em Aprender tem que ser gostoso...; "é preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de  hoje."
   Uma estratégia muito interessante e pouco  usada em sala de aula é a técnica dos 6 chapéus. Edward De Bono é autor da obra Seis Chapéus, onde afirma que as pessoas se comportam de seis maneiras básicas. Para ancorar sua teoria, usou a metáfora do chapéu e coloriu cada um deles, dando-lhes significados específicos que indicam tendências pessoais de relacionamento.
   Esta técnica é muito usada em empresas para garantir que suas reuniões sejam eficientes, rápidas e não conflituosas, buscando incentivar a empatia nas relações de trabalho.Ela consiste basicamente em "olhar" os problemas apresentados na pauta da reunião, procurando a impessoalidade, isto é representando um papel de acordo com o chapéu apresentado.Desta forma, a análise do problema ou fato fica clara, sem interferência de interesses pessoais, pois o interesse maior (solução da questão apresentada) está em foco.
     
   Adaptei esta técnica em sala de aula, nas aulas de História, da seguinte maneira:
Aula sobre Revolução Francesa. Após aula expositiva, os alunos procuraram no texto, "respostas" para os chapéus:
Chapéu Branco-Fatos relacionados ao tema: data, causas, consequências
Chapéu Azul-Líderes da revolução
Chapéu Amarelo-Aspectos positivos da revolução (influências, mudanças, ideias,etc.)
Chapéu Preto- Aspectos negativos da revolução (corrupção, homicídios, etc.)
Chapéu Vermelho- Emoções despertadas nos alunos pelos aspectos positivos e negativos.
Chapéu Verde-Que decisões, atitudes, os alunos teriam se fossem líderes da revolução. Como reverteriam os aspectos negativos, ou ampliariam os aspectos positivos?
    
     Outra experiência foi a adaptação da técnica no projeto: Heróis ou vilões?
Os alunos examinaram personagens históricos do conteúdo estudado,pesquisando sua biografia (chapéu branco), aspectos positivos (chapéu amarelo), negativos (chapéu preto), e na história (chapéu verde).Emoções que o personagem demonstrou ao longo da trajetória(chapéu vermelho)e finalmente puderam opinar, inferir na história(chapéu verde).
As experiências foram bastante produtivas, os alunos se divertiram (principalmente quando vieram caracterizados de heróis ou vilões),e melhor que isso, desenvolveram inúmeras habilidades, tais como comparar, inferir, pesquisar,  avaliar, etc.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Curso Promessa

         Refletindo sobre as necessidades da Igreja hodierna, resolvi me envolver  no Ministério do Ensino, através da ministração de cursos em forma de oficinas. São cursos rápidos, com ênfase na aplicação da Palavra e na formação de obreiros. As oficinas não pretendem esgotar o assunto em pauta, mas oferecer uma abordagem suficiente ao cristão interessado em melhorar sua atuação no Reino de Deus.
         Como o termo promessa é muito significativo para mim, usei-o como título para as oficinas, como um acróstico:
P- Procurar a perfeição
R- Realizando cursos de capacitação
O-Objetivando a salvação de almas
M-Melhorando a atuação dos Mestres na Igreja
E- Espelhando-se em Cristo, usando:
S-Seu exemplo,
S-Suas estratégias,
A-Através do ensino sério da Palavra de Deus.

CENTRO DE TREINAMENTO PROMESSA     II PEDRO 3.9
ASSESSORIA EM EDUCAÇÃO CRISTÃ
CURSOS (OFICINAS) OFERECIDOS:
1.     HOMILÉTICA
2.     DIDÁTICA EBD
3.     ESTILOS DE APRENDIZAGEM
4.     AS 7 LEIS DO APRENDIZADO
5.     SEITAS E HERESIAS
6     HERMENÊUTICA
7     DONS E FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
8.     HISTÓRIA DA IGREJA
9. DISCIPULADO
10. DOUTRINAS BÁSICAS DA IGREJA
11. ÉTICA CRISTÃ
12. ESCATOLOGIA
13. MISSIOLOGIA
14. BIBLIOLOGIA
15. ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA E FINANCEIRA
16. ADORAÇÃO E LOUVOR
17 RECURSOS VISUAIS

AS OFICINAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE TREINAMENTO PROMESSA SÃO CURSOS RÁPIDOS, PRÁTICOS E OBJETIVOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMERGENCIAIS DA IGREJA.