terça-feira, 9 de agosto de 2011

APRENDENDO COM LIVRO DE NEEMIAS



Examinando a vida de Neemias, podemos aprender como um obreiro deve se comportar agradando ao Senhor e cumprindo sua missão terrena.
Neemias 1: Neemias era copeiro do rei Ataxerxes (Babilônia) Posição privilegiada. Mesmo assim, no versículo 2 ele pergunta sobre seus irmãos do cativeiro, quer dizer que mesmo com uma posição privilegiada, ele não esquece de seus irmãos que não gozam das mesmas vantagens.
Neemias sabe que o primeiro contexto da vida de um obreiro é espiritual, então antes de tomar qualquer atitude ele se dedica ao jejum e a oração, conforme capítulo 1, versículo 4.
Um bom obreiro sabe como jejuar e orar. Observe a oração de Neemias, capítulo 1, versículos 5 a11, existe aqui uma “ sequência didática”:
1º Neemias adora a Deus.
2º Neemias confessa e pede perdão pelos pecados.
3ºNeemias "lembra" o Senhor de algumas promessas.
4º Neemias intercede!
Que maravilha, poder aprender com um homem de Deus como orar!
Do capítulo1 ao 2 passam-se 4 meses.
Neemias 2. Neemias está inserido em seu contexto social. Repare que no versículo 2, o rei pergunta a Neemias por que ele está triste. Isto demonstra a boa relação de Neemias com seu superior.
 No versículo 4, o rei lhe pergunta “Que me pedes agora?”Sem demonstrar precipitação, Neemias ora em silêncio antes de responder ... Neemias preenche desta forma, a primeira condição para o exercício da liderança:  o compromisso consciente com um determinado grupo de pessoas.Exemplo daquele pequeno grupo de judeus no Antigo Testamento que serviram a Deus em cortes pagãs, em ambientes seculares. Além dele, os que mais se destacaram foram Moisés, José e Daniel. Cada um atuou de uma forma bem diferente.
O que é que José, Moisés, Daniel e Neemias tinham em comum? Observe os contextos espiritual, social, religioso e institucional:
1)Todos eram profissionais competentes e honestos em empregos que lhes conferiam responsabilidades e privilégios: mas também...
2)todos tinham a visão do Reino de Deus estavam firmados na ética do Reino; por isso:
3) todos  se mostraram dispostos a  arriscar seu status e seus privilégios, porque
4) o interesse maior de todos eles era o avanço do Reino de Deus e a manutenção de seus padrões éticos; sua lealdade última era a Deus e ao povo de Deus, e transcendia sua lealdade  a seus empregadores.
Quantas coisas podemos aprender em apenas dois capítulos do livro de Neemias! A Palavra de Deus é mesmo riquíssima!
FRESTON, Paul .Neemias: Um Profissional a Serviço do Reino. 3 ed.São Paulo:ABU,1990.
MENDES, José Deneval. Teologia Pastoral. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD,2001