quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COMO VIVER COM UM MARIDO MALIGNO?

Por causa da maravilhosa oportunidade que Deus me deu de ministrar Sua palavra em lugares diferentes, pude ouvir muitas histórias de mulheres sofridas, decepcionadas, depressivas e angustiadas por não saberem que atitude tomar quando se sente vítimas de maridos  malignos.
É claro meu querido leitor que para cada caso o  Senhor tinha uma orientação diferente, porém, a Bíblia nos dá vários exemplos de mulheres que viveram Provérbios 31. 10: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis."
Um destes exemplos está em I Samuel 25,e a mulher em questão é Abigail. Recebemos algumas informações importantes neste capítulo:
Abigail era mulher formosa e de bom entendimento.
Nabal, esposo de Abigail, era muito poderoso, duro de coração e maligno em obras.
Diz a história que Davi mandou alguns de seus homens pedir dádivas a Nabal, já que o mesmo estava celebrando a tosquia das ovelhas, sabendo que durante grande temporada Davi e seus homens protegeram os bens de Nabal sem nada exigirem em troca. Bom, como já era de se esperar pelo caráter conhecido de Nabal, ele não só desprezou o pedido de Davi como o insultou. O resultado Davi ficou tão furioso que resolveu matar a todos na casa de Nabal.
Vamos analisar as atitudes de Abigail, quando ficou sabendo das loucuras do marido:
1º Não foi afrontá-lo. ( Ela conhecia o temperamento do marido e por mais que tivesse vontade de "lavar a roupa suja" sabia que não adiantaria nada, pelo contrário, agravaria mais os fatos).
2º Tomou uma atitude apaziguadora (ela poderia pensar: eu não fiz nada de errado, deixe que ele colha o que plantou, estou cansada deste homem), buscando em seu depósito o que poderia ajudá-la em sua missão.
3º Ela tinha um depósito. Versículo 18:"Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos." Ninguém  consegue tudo isto de uma hora para outra, como uma excelente administradora do lar, ela tinha tudo pronto! Isto fala de depósito de oração, consagração, meditação na palavra....
4º Ela se apressou. Davi disse: Se você não tivesse se apressado... Abigail mesmo casada com um homem maligno, não era procrastinadora, deixando o desânimo imperar em sua vida provocando uma rotina de :"depois eu faço". Ela sabia que tinha que se apressar se quisesse salvar sua casa!
Se você está pensando que não é nada fácil ser Abigail quando se está casada com um Nabal, eu também concordo. Eu tenho certeza que para ter esta força, ânimo e coragem, apenas é possível com a ajuda do Espírito Santo. Por tanto ado leitor, seja você homem ou mulher  se seu cônjuge é maligno, busque orientação e força no Espírito Santo e em sua Palavra e co certeza será vitorioso como Abigail.
Com amor, Márcia