terça-feira, 30 de agosto de 2011

EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

Josué 24.15: "... eu e a minha casa serviremos ao Senhor"
Se você parar para meditar no contexto histórico em que Josué pronuncia estas palavras, perceberá a grande mensagem para os dias atuais.
O líder que substituiu o carismático e melancólico Moisés, chama o povo para pronunciar um dos seus discursos mais importantes. Para conscientizar e chamar a atenção do povo, Josué começa narrando a aliança de Deus com Abraão e sua descendência, lembra o povo da maneira extraordinária que o Todo Poderoso tirou seus pais da terra do Egito, a passagem milagrosa feita pelo Mar Vermelho...Faz com que eles recordem do milagre no rio Jordão, a destruição dos muros de Jericó, a vitória sobre os cananeus!
Depois de presenciar tudo isto era de se esperar unanimidade na adoração a Deus, porém Josué sabia que apesar das demonstrações de amor, cuidado e poder do Eterno, muitos hebreus  ainda alimentavam dúvidas e idolatria em seu coração.
Por este motivo ele termina seu discursom com um desafio: HOJE É DIA DE DECISÃO! DECIDA DO LADO DE QUEM VOCÊ VAI FICAR. VOCÊ PODE PREFERIR OS DEUSES EGÍPCIOS, OU OS DEUSES CANANEUS...EU PORÉM JÁ FIZ A MINHA ESCOLHA: EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!
Que coisa linda, meu amigo leitor! Este homem fez uma escolha justa e inteligente, mas não foi egoísta para preferir o melhor só para ele. Josué declarou que toda sua casa escolheria ficar do lado do Senhor!
Isto fala de autoridade, bem diferente de autoritarismo, pois ninguém consegue tocar o coração de outros através da imposição, o máximo que você pode conseguir assim é uma obediência pautada pelo medo. Já a autoridade é a conquista do respeito pelo exemplo pessoal, autoridade que se mescla com admiração, inspiração! Josué tinha moral para dizer que toda sua família seguiria sua decisão, pois não teria dúvida de ser a decisão acertada!
Que Deus nos ensine a imitar Josué e que possamos também declarar: EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!