quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO II

      
   OBSERVAR, ESTUDAR, DESCOBRIR O CONTEXTO
         Este é mais um princípio de interpretação muito importante para desfrutarmos das bênçãos da Palavra de Deus.
        O versículo 13 do capítulo 4 da carta de Paulo aos Filipenses: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece", muitas vezes é mal interpretado, usado como uma afirmação de um pensamento positivo, ou ainda um "amuleto evangélico".É por isso que algumas pessoas acabam se frustrando e desistindo de sua fé, porque aquilo que é divulgado na igreja, não funciona na vida real. Isto quando não há seriedade no ensino das Escrituras. Para interpretar corretamente este versículo é necessário que o intérprete leia, pelo menos, os três versículos que o antecedem.
         Ao examinar os versículos anteriores  você irá perceber claramente que Paulo está falando da capacidade recebida de Deus para saber portar-se em qualquer situação. Ele sabia viver na escassez da mesma forma que na abundância. Deus deu a ele a capacidade de suportar (posso) qualquer situação.
       Como no exemplo supracitado, é necessário que em qualquer trabalho de interpretação ,o leitor leve em conta o contexto:
 1-Imediato- capítulo ou passagem completa;
 2-Próximo- O livro bíblico em que se encontra
 3-Geral- A Bíblia como um todo
         A observação do contexto, embora seja algo simples, precisa ser levada muito a sério. Desta forma, saberemos exatamente o que Deus quer nos ensinar.Que maravilha!