sexta-feira, 18 de maio de 2012

7 CARTAS DO APOCALIPSE (parte 6)

A Igreja de Pérgamo
A Igreja casada com o mundo.
A Lição deste trimestre da escola dominical (CPAD) traz a seguinte informação:

 “1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. Situada às margens do Caíco e distante trinta quilômetros do Mar Egeu, Pérgamo era a mais importante metrópole da Mísia. Cidade antiga e rica, fizera-se afamada por sua biblioteca, cujo acervo chegou a ser estimado em duzentos mil volumes. De tal forma ela se achava ligada aos livros, que o seu nome tornou-se sinônimo destes: pergaminho. Seus operários sabiam como industriar a pele animal como suporte à escrita.Como uma cidade tão rica em livros podia ser tão pobre quanto ao conhecimento do verdadeiro Deus? Faltava-lhe a sabedoria do Livro dos livros (Pv 1.7).”

A repreensão para esta igreja é que alguns seguem a doutrina de Balaão e outros a doutrina dos Nicolaítas...
Balaão por não conseguir amaldiçoar o povo de Deus, resolveu derrotá-lo através da corrupção, sutilmente infiltrada através da prostituição.
É aquele tipo de sensação que muitos têm, que podem continuar se prostituindo com o sistema mundano e mesmo assim serem reconhecidos como cristãos.
Logicamente que a solução está na espada de Cristo! Tantos livros, cultura exuberante, porém, falta de conhecimento espiritual!
A falha em preservar a ortodoxia bíblica traz resultados preocupantes como da igreja de Pérgamo. Você pode frequentar uma igreja e até se envolver com ela, mas ser reprovado no final, se não rejeitar doutrinas heréticas e perniciosas como as de Balaão e dos Nicolaítas. Cuidado!
Para os que não se contaminarem a promessa é grande: o maná escondido e um novo nome na pedra branca...

CURIOSIDADE- O trono de Satanás...

 Jesus pede que João escreva ao anjo da igreja que estava em Pérgamo. Esta igreja provavelmente representa o terceiro período da história da Igreja sobre a terra, durante e após Constantino. A cidade de Pérgamo foi escolhida pelo Império Romano, para nela ser construído o primeiro templo em honra ao imperador em 29 a.C.
 Em Pérgamo havia uma biblioteca com 200.000 volumes, que mais tarde seriam levados para Alexandria. Pérgamo possuía um teatro com capacidade para 15000 lugares.
 Em Pérgamo havia um grande altar esculpido a Zeus, que media 41 X 38 metros e que era  considerado por muitos cristãos naquela época como o “trono de Satanás”. Zeus, cujo nome significa “céu”, era a maior divindade da mitologia grega, sendo chamado pelos romanos de Júpiter. Ele se tornara poderoso ao destronar seu pai Cronos.                                                                                                                                                    A lenda reza que Zeus ou Júpiter nascera em Pérgamo e esta é a razão de todos dizerem ser Pérgamo uma terra sagrada.  
 Pérgamo era uma cidade com muitos templos, colégios e palácios reais, e era considerada como a primeira cidade da Ásia.
 Um outro grande monumento, era um templo dedicado a Esculápio, um deus representado pela 
figura de uma serpente, visto que naqueles dias a medicina compreendia a cura por encantamentos.


7 CARTAS DO APOCALIPSE (parte 5)

A Igreja de Esmirna
Hoje,Esmirna chama-se Izmir e é a principal cidade da Turquia.Segundo os historiadores,teve com fundador Alexandre Magno. Era próspera e bela! No ano 26 d.C. várias cidades da Ásia Menor competiram pelo privilégio de construir um templo ao imperador Tibério. Esmirna ganhou. Ganhou fama por seu porto e pela mirra que produzia.
Jesus se apresenta a esta igreja, como aquele que foi morto e reviveu. O senhor sempre se revela com as características mais relevantes às necessidades da Igreja.
Continua informando o conhecimento que tem a respeito das obras de Esmirna. Aqui existe um aspecto interessante, pois Ele diz: Conheço as tuas obras e tribulação e pobreza (mas tu és rico). Veja que o Mestre compara a situação de pobreza (visão do homem), com a riqueza espiritual (visão de Deus).Em seguida Ele aconselha a igreja que não deve temer, ainda que o diabo lance alguns na prisão. A cerca da prisão, existe uma garantia: o sofrimento durará 10 dias. O que isto quer dizer? Existe um limite estipulado por Deus, para a perseguição do crente. Satanás não pode ultrapassar o limite, pois estamos nas mãos do Senhor! Aleluia!
Temos ainda a esperança maior: ao que vencer, não sofrerá o dano da segunda morte! Teremos vida eterna!

CURIOSIDADE:

O Martírio de Policarpo
O martírio de Policarpo é descrito um ano depois de sua morte, em uma carta enviada pela Igreja de Esmirna à Igreja de Filomélio.  Este registro é o mais antigo martirológio cristão existente. Diz a história que o procônsul romano, Antonio Pio, e as autoridades civis tentaram persuadí-lo a abandonar sua fé em sua avançada idade, a fim de alcançar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente”!
No ano 155, em Esmirna, Policarpo é colocado na fogueira. Milagrosamente as chamas não o queimaram. Seus inimigos, então, o apunhalaram até a morte e depois queimaram o seu corpo numa estaca. Depois de tudo terminado, seus discípulos tomaram o restante de seus ossos e o colocaram em uma sepultura apropriada. Segundo a história, os judeus estavam tão ávidos pela morte de Policarpo quanto os pagãos, por causa de sua defesa contra as heresias.