quinta-feira, 31 de março de 2011

EVA, EU E A SERPENTE

Na segunda carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, no capítulo 11, versículo 3, ele expressa sua preocupação dizendo:"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."
Se o apóstolo Paulo expressa seu temor, então fica claro que nós devemos investigar a causa deste temor para evitarmos problemas!
Examinando o versículo, podemos perceber com clareza:
1º O temor de Paulo tem como origem um fato histórico ocorrido entre EVA e a SERPENTE.
Então perguntamos: O que houve entre elas?
A resposta está no próprio versículo: Ela enganou Eva com sua astúcia.
Fazemos então outra interrogação: Como a serpente (Satanás) a enganou?
Para responder esta pergunta, recorremos a Gênesis 3.1: a serpente diz a Eva: "É assim que Deus disse? Não comereis de toda a árvore do jardim?"
Perceba que a 1ª estratégia de Satanás é atacar a mente de Eva, fazendo uma pergunta mentirosa.
Assim como ele agiu com Eva, age conosco, atacando nossa mente com flechas, suposições, susurrando em nossos ouvidos inverdades, tentando nos confundir, distrair.
Como resposta Gênesis 3. 2-3, Eva diz que não, definitivamente não foi isto que Deus falou. Ele não impediu que se comesse de todas as árvores como Satanás queria insinuar, mas afirma: "...mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis, nem nele tocareis para que não morrais."
Veja que Eva cometeu dois erros: 1º conversou, deu atenção para o inimigo. 2º Demonstrou que o inimigo conseguiu confundi-la, quando acrescenta algo a Palavra de Deus: o Senhor não disse que não podia tocar na árvore, apenas proibiu de comer do seu fruto. 
Talvez você pense, ora ela apenas estava dando ênfase à ordem de Deus.Mas acrescentar ou tirar algo da Palvra é muito perigoso! Desta forma demonstrou que sua mente não estava CHEIA DA PALAVRA DE DEUS, portanto vulnerável aos ataques do inimigo.
2ª estratégia do inimigo: percebendo que conseguiu seu primeiro intento: CONFUNDIR, Satanás agora dá o segundo passo. Com muita astúcia procura PROMOVER no coração (centro das emõções, sentimentos) de Eva ORGULHO, SOBERBA, AMBIÇÃO, fazendo-lhe uma promessa impossível de se realizar: você não morrerá, será como Deus...
O inimigo mentiu novamente, o que era de se esperar, já que ele é o pai da mentira, pois após pecar, tanto Eva como Adão experimentaram a morte espiritual e física.
Eva demonstra então que foi fisgada, caiu na armadilha. Versículo 6 diz que a mulher viu que a árvore era boa, agradável e desejável.
Você já parou para pensar que antes de dialogar com o inimigo Eva já havia passado inúmeras vezes pela árvore proibida, mas não  tinha VISTO? Apenas no versículo 6 é que ela VÊ. Porque agora está obcecada pelo pecado, tudo que ela consegue ver é o objeto do pecado, que é bom, agradável e desejável...
Depois de dialogar com o inimigo, deixá-lo confundir a mente, por não  estar cheia da Palavra de Deus,  namorar o fruto do pecado, só falta uma coisa: PECAR, QUE SIGNIFICA ETMOLOGICAMENTE  ERRAR O ALVO!
Não foi por acaso que Paulo citou o exemplo de Eva, o inimigo ainda usa as mesmas estratégias, mas graças ao Senhor Jesus, que Sua Palavra nos ensina, nos adverte, para que possamos ter VITÓRIA!