quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR III

Seguindo o roteiro da aula (fases da aprendizagem), a 2ª parte da aula é aquisição de conhecimentos/apresentação de conceitos, hipóteses/sempre ligando a outros conhecimentos.
Para que esta 2ª parte possa ser eficiente é necessário, conhecer bem os alunos, seus estilos de aprendizagem, planejando a aula com sequência e lógica.
Nesta fase da aula é necessário usar a 2ª lei da Aprendizagem: LEI DA EXPECTATIVA.
Como sempre, vamos cantá-la para memorizar (use o nº400 da harpa cristã):
"A 2ª lei é da EXPECTATIVA, espero deles o melhor de suas vidas, a 2ª lei é da expectativa, espero deles, o melhor de suas vidas..."
A expectativa que temos ao entrar em sala de aula é muito importante, pois influencia as atitudes do professor tanto quanto as atitudes dos alunos. O professor deve manter o nível de expectativa equilibrado, sem exigir algo impossível dos alunos, nem menosprezálos, exigindo menos que seu potencial.Mais do que isso, o professor que ensina a Palavra de Deus deve sempre ter fé no poder impactante e transformador das Escrituras. Se não fosse assim, não haveria motivos para nos dedicarmos a tão árdua tarefa.

O Dr. Robert Choun, Jr. sugere que o professor  sábio deve responder a essas perguntas antes de entrar na sala de aula (conteúdo adaptado)
:1. Quais os alvos e objetivos da lição?(O que você quer que os alunos saibam, sintam e façam como resultado da aula?)
2.Quantos alunos haverá na sua classe?(Grupo grande, pequeno, as estratégias em grupo serão possíveis?)3.Qual o tamanho da sala de aula?(Pode ser dividida? Comporta todos os alunos com conforto?)
4.Quanto tempo terá para dirigir a aula?(Você sabe quanto tempo usará para cada parte da aula?)
5.Quais os recursos e equipamentos disponíveis?(Existe um quadro-negro, retroprojetor,murais, flip-chart,lápis de cera, data show, dvd?)
6.Qual o programa que está sendo adotado com os alunos?(O que os alunos já sabem?)
7.Qual a idade dos alunos?( A aula está apropriada para as características dessa idade?)
8.Qual o"ambiente" do grupo?(Pense em termos de ambiente espiritual, sócio-econômico, nível de compromisso, etc.)

O PRAZER DE ENSINAR II

Estamos estudando as 7 leis do Aprendizado do dr. Bruce Wilkinson, já iniciamos com a LEI DA APRENDIZAGEM e o 1º passo da aula  que é a motivação/atenção .
Mais alguns exemplos de estratégias que também podem ser utilizadas na 2ª, 3ª e 4ª parte da aula.
MAPA CONCEITUAL OU MENTAL-Trata-se de um esquema, onde aparecem as palavras chave do conteúdo. Pode-se apresentar o mapa pronto e "dissecá-lo" com os alunos, dividir o mapa em partes (fichas) e pedir para que os alunos organizem ou ainda mostrá-lo incompleto para ver se conseguem completá-lo até o final da aula.
Exemplo:
BRAINSTORMING-Significa em inglês literalmente "tempestade cerebral". Consiste em deixar os alunos livremente e criativamente "ditar" o que pensam a respeito de um determinado assunto. O professor anota as ideias no quadro, sem rejeitar nenhuma.Após a explicação, faz-se uma avaliação para ver se as ideias correspondem ou não ao assunto. Esta técnica pode ser aprimorada, classificando as ideias em sub temas, etc.
TÉCNICA DOS TEXTOS MEXIDOS- Variações:1)O professor pode entregar um texto aos alunos, faltando algumas palavras (aproximadamente a cada 8 palavras, o professor apaga uma) e pede para que eles tentem completá-lo.
2)O professor divide a sala em grupos e entrega para cada grupo fichas com partes (parágrafos) do texto.Os alunos devem montar o texto original em ordem.
3)O professor divide a sala em grupos e entrega para cada grupo fichas com partes (parágrafos) de textos diferentes. Os componentes do grupo deverão montar um dos textos, trocando fichas com os outros grupos.
VOCÊ PODE AINDA TRABALHAR COM LEITURA DE IMAGENS, FLASHES DE FILMES, MÚSICAS,ENTREVISTAS, SAÍDAS DE CAMPO...É SÓ USAR A CRIATIVIDADE!