terça-feira, 28 de dezembro de 2010

4ª Parte: O Objetivo do Chamado

                                                                     I
                                                    Tudo é para Glória de Deus
              Tudo o que Deus realiza é para Sua glória e louvor.
              "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos."
              Quando Deus chama e revela Seus planos para o homem, não existe intenção de que ele crie sentimentos narcisistas.A intenção de Deus é manifestar Sua glória e como consequência abençoar o homem, que criou com muito amor e ao qual dispensa inteira atenção. Esta é a maior recompensa paras o homem que aceita os planos divinos em sua vida: receber da parte de Deus um carinho especial:
              "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de água, a qual da o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará."(Salmo 1. 1,2,3)
               Quanto carinho e recompensa é prometida por Deus para os fiéis!
                Apenas deve ficar bem claro no coração do homem, que Deus não divide Sua glória com ninguém.

               ENQUANTO O HOMEM COMPREENDER QUE A GLÓRIA E A HONRA PERTENCEM A DEUS, SEU CORAÇÃO ESTÁ BEM GUARDADO.
      "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." (Provérbios 4.23)

3ªParte Quando as promessas se cumprem

        





        Chega o grande dia, tudo o que Deus prometeu ao homem começa acontecer. Este momento é o auge, o apogeu de todo treinamento, agora finalmente Deus está realizando uma obra grandiosa e o instrumento escolhido para realizá-lo é nada mais nada menos que o homem que Ele chamou.         Antes de ser aprovado pelo Senhor, Saul oferece uma lição de humildade a ser imitada.
        Deus usa para derrotar os amonitas (I Samuel 11).
         Quando Saul volta da batalha vitorioso, alguns homens revestidos de um sentimento de vingança e bajulação, se oferecem a Saul para matar os homens que haviam zombado de seu ministério. Saul responde enfaticamente:
          "Hoje não morrerá nenhum, pois, hoje, tem feito o Senhor um livramento em Israel."(I Samuel 11.13)
           Saul estava deixando claro que a vitória só foi possível porque o Senhor estava com ele e  que a vingança em nada contribui para exaltar  o Deus Todo Poderoso!

          QUANDO O HOMEM COMEÇA A SER USADO POR DEUS, DEVE ESCAPAR DA TENTAÇÃO DA VINGANÇA E FUGIR DA SEDUÇÃO DA BAJULAÇÃO.

          A Bíblia nos mostra outro exemplo, desta vez, um exemplo a não ser seguido.
          "E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, a seus sevos com ele, e a todo Israel para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá: porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu à hora da tarde que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista." (II Samuel 11. 1,2)
    
    Davi, homem com muitas qualidades, mas como todo homem, também com muitos defeitos.
          Verifica-se aqui a primeira grande falha de Davi, estar no lugar errado e na hora errada. A Bíblia diz claramente que os reis deveriam estar na guerra, Davi estava em casa.

          O HOMEM QUE QUER PRESERVAR SEU MINISTÉRIO PRECISA SER VIGILANTE.
         
          Pode-se  deduzir do texto bíblico que Davi levantou-se no meio da noite, pois estava entediado por sua ociosidade.

         A OCIOSIDADE NÃO FAZ PARTE DOS PLANOS DE DEUS PARA O HOMEM.

         Davi olhou e viu uma linda mulher que o atraiu sensivelmente. Ao consultar seus servos sobre a identidade da mulher, fruto do seu desejo. Davi fica informado que tratava-se de Bete-Seba, mulher de Urias. Simplesmente, manda chamar Bate-Seba e adultera com ela.
         O que acontece depois, piora ainda mais a situação de Davi, como bola de neve, seu pecado cresce cada vez mais. Sabendo que Bate-Seba engravida dele, resolve matar o fiel Urias e trama um plano maligno que pode ser comparado aos mais perversos e desonrosos já conhecidos. Coloca Urias à frente da batalha para morrer como herói e consegue êxito em seu pior intento.
         Aqui a Bíblia ensina dura lição:
         NÃO IMPORTA A DIMENSÃO DO MINISTÉRIO DE UM HOMEM, O QUE IMPORTA É A PAIXÃO QUE SENTE POR ELE E O AMOR QUE TEM PELO DOADOR DESTE.