quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR I

   Hoje eu recebi uma notícia maravilhosa, meu irmão e minha cunhada serão responsáveis por lecionar para classe de jovens em sua igreja. Em homenagem a eles e pensando no grande número de pessoas que desejam lecionar, mas muitas vezes não tem tempo, ou recursos, ou mesmo não sabem por onde começar, deixarei aqui algumas dicas importantes.
   Em seu livro As Sete Leis do Aprendizado, doutor Bruce Wilkinson apresenta sete princípios baseados na Bíblia, como chaves para um ensino significativo.
   Estudaremos os 7 princípios. Para cada um criei uma "musiquinha" para que possamos memorizá-los mais rápido.Usei a melodia do hino nº 400 da harpa cristã.
1ª lei ou princípio:LEI DA APRENDIZAGEM
   A 1ª lei é da aprendizagem, nela o aluno aprende igual a uma viagem, a 1ªlei é da aprendizagem, nela o aluno aprende igual a uma viagem...
Este princípio diz que o professor é o maior  responsável pelo sucesso ou fracasso do seu aluno. É óbvio que queremos ver apenas o sucesso. Para que isto aconteça, nossa aula deve ser como uma viagem, tanto prazerosa, como significativa.
A aula deverá seguir então um roteiro que respeite as fases da aprendizagem:
1-motivação/atenção: é o início da aula, onde o professor apresentará os objetivos, a problematização, criando uma expectativa nos alunos.
Esta primeira parte é muito importante, se bem feita, fará o aluno desejar continuar em sala de aula. Quando desprezada, pode deixar o aluno entediado, desatento ou desordeiro.      
 1ºExemplo: Uma classe de alunos com faixa etária de 15 a 17 anos, está estudando sobre Reforma da Igreja. O professor inicia a aula colocando frases transcritas em fichas, no quadro ou parede, tais como:
Uma vez salvo, salvo para sempre.
É necessário praticar boas obras para obter a salvação.
Não existe livre arbítrio.
Todo homem possui livre arbítrio.
A salvação vem através da graça de Deus, etc.
Então pede para que os alunos escolham quais frases  consideram corretas, quais consideram erradas; dizendo (provocando expectativa) que no final da aula a opinião deles poderá mudar.
2ºExemplo:Uma classe de jovens ou de adolescentes  está estudando a biografia de alguns personagens bíblicos.O professor inicia a aula com enigmas, para que os alunos tentem descobrir qual personagem será estudado.Poderá variar também a estratégia, formando grupos.Cada grupo recebe um envelope com o enigma, para ver quem descobre primeiro.Exemplos de enigma: nome do homem que ficou mudo por não acreditar na promessa de Deus (Zacarias), nome de uma mulher que tem 5 letras, mas parece uma letra só(Hagar).
3ºExemplo:Uma figura, cartaz ou objeto que exprima o objetivo da aula. O professor dá alguns  minutos (é importante que seja cronometrado para não perder o tempo) para que os alunos se manifestem sobre o significado do recurso apresentado.
Exemplos de imagens:

Nas próximas postagens, estudaremos mais...