Em seu livro As Sete Leis do Aprendizado, doutor Bruce Wilkinson apresenta sete princípios baseados na Bíblia, como chaves para um ensino significativo.
Estudaremos os 7 princípios. Para cada um criei uma "musiquinha" para que possamos memorizá-los mais rápido.Usei a melodia do hino nº 400 da harpa cristã.
A 1ª lei é da aprendizagem, nela o aluno aprende igual a uma viagem, a 1ªlei é da aprendizagem, nela o aluno aprende igual a uma viagem...
Este princípio diz que o professor é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso do seu aluno. É óbvio que queremos ver apenas o sucesso. Para que isto aconteça, nossa aula deve ser como uma viagem, tanto prazerosa, como significativa.
A aula deverá seguir então um roteiro que respeite as fases da aprendizagem:
1-motivação/atenção: é o início da aula, onde o professor apresentará os objetivos, a problematização, criando uma expectativa nos alunos.
Esta primeira parte é muito importante, se bem feita, fará o aluno desejar continuar em sala de aula. Quando desprezada, pode deixar o aluno entediado, desatento ou desordeiro.
1ºExemplo: Uma classe de alunos com faixa etária de 15 a 17 anos, está estudando sobre Reforma da Igreja. O professor inicia a aula colocando frases transcritas em fichas, no quadro ou parede, tais como:
Uma vez salvo, salvo para sempre.
É necessário praticar boas obras para obter a salvação.
Não existe livre arbítrio.
Todo homem possui livre arbítrio.
A salvação vem através da graça de Deus, etc.
Então pede para que os alunos escolham quais frases consideram corretas, quais consideram erradas; dizendo (provocando expectativa) que no final da aula a opinião deles poderá mudar.
2ºExemplo:Uma classe de jovens ou de adolescentes está estudando a biografia de alguns personagens bíblicos.O professor inicia a aula com enigmas, para que os alunos tentem descobrir qual personagem será estudado.Poderá variar também a estratégia, formando grupos.Cada grupo recebe um envelope com o enigma, para ver quem descobre primeiro.Exemplos de enigma: nome do homem que ficou mudo por não acreditar na promessa de Deus (Zacarias), nome de uma mulher que tem 5 letras, mas parece uma letra só(Hagar).
3ºExemplo:Uma figura, cartaz ou objeto que exprima o objetivo da aula. O professor dá alguns minutos (é importante que seja cronometrado para não perder o tempo) para que os alunos se manifestem sobre o significado do recurso apresentado.
Exemplos de imagens:
Uma vez salvo, salvo para sempre.
É necessário praticar boas obras para obter a salvação.
Não existe livre arbítrio.
Todo homem possui livre arbítrio.
A salvação vem através da graça de Deus, etc.
Então pede para que os alunos escolham quais frases consideram corretas, quais consideram erradas; dizendo (provocando expectativa) que no final da aula a opinião deles poderá mudar.
2ºExemplo:Uma classe de jovens ou de adolescentes está estudando a biografia de alguns personagens bíblicos.O professor inicia a aula com enigmas, para que os alunos tentem descobrir qual personagem será estudado.Poderá variar também a estratégia, formando grupos.Cada grupo recebe um envelope com o enigma, para ver quem descobre primeiro.Exemplos de enigma: nome do homem que ficou mudo por não acreditar na promessa de Deus (Zacarias), nome de uma mulher que tem 5 letras, mas parece uma letra só(Hagar).
3ºExemplo:Uma figura, cartaz ou objeto que exprima o objetivo da aula. O professor dá alguns minutos (é importante que seja cronometrado para não perder o tempo) para que os alunos se manifestem sobre o significado do recurso apresentado.
Exemplos de imagens:
Nas próximas postagens, estudaremos mais...