segunda-feira, 18 de julho de 2011

INVEJA, QUEM ESTÁ LIVRE DELA?

O que é a inveja?
O dicionário Aurélio traz pelo menos duas acepções: 1.Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. 2. Desejo violento de possuir o bem alheio.
Infelizmente queridos leitores, a Igreja, como Corpo de Cristo, não está imune a este sentimento tão destrutivo. Foi por isso que Paulo escreveu aos Romanos que devemos chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram.
Parece que hoje em dia é mais fácil chorar que se alegrar...
Paulo está nos ensinando, inspirado pelo Espírito Santo que um dos desejos do Senhor é que nós tenhamos sensibilidade em relação ao próximo. Isto significa sofrer ao ver o sofrimento alheio e celebrar com as realizações, alegrias e conquistas dos mesmos.
A Bíblia compara o sentimento da inveja à feitiçaria.
O rei Saul tinha se afeiçoado a Davi até o momento em que escutou as mulheres celebrarem suas vitórias, compondo uma canção que exaltava Davi. A partir daquele momento um sentimento demoníaco de inveja fez com que Saul iniciasse uma perseguição injusta e incansável ao futuro rei Davi.
Interessante nesta história, é que por nenhum momento vemos Davi tentando se vingar de Saul. Ele apenas se protege e quando tem uma oportunidade única de eliminar seu perseguidor, não o faz. Será que é por isto que Davi é chamado "o homem segundo o coração de Deus?"
Quando você olha para o céu, admira apenas o sol, a lua, as estrelas maiores, as menores? Quando contemplamos as maravilhas criadas por Deus, observando o firmamento, existe um conjunto harmônico entre os astros, nenhuma estrela se degladia pelo espaço sideral, não existe preocupação para saber qual está em 1º lugar no rank das mais cintilantes...
Existe espaço para todos, o desejo de ser o 1º, a MAIOR celebridade, é uma das características desta sociedade competitiva, exclusivista, egocêntrica. Você não precisa ser o nº 1, o sucesso é efêmero. O que precisamos é  fazer o nosso melhor! Um dia haverá uma prestação de contas. Seremos julgados pelo que fizemos e não fizemos, não pelos troféus, medalhas, homenagens, bajulações... Há um desperdício de energia na inveja. Gaste suas energias, sua vida, seus bens em algo que valha a pena! CELEBRE AS VITÓRIAS! CELEBRE AS SUAS VITÓRIAS! CELEBRE AS VITÓRIAS DOS SEUS AMIGOS, IRMÃOS, ATÉ MESMO DOS QUE NÃO MERECEM! DEUS ESTÁ NO CONTROLE!