segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO I

           OBSERVAR O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO 
          "Esta observação atenciosa envolve muito mais do que alguém sentar-se em frente ao texto e passar horas estático a contemplá-lo. Além de exigir a leitura correta do texto que está sendo analisado, e isto várias vezes e em várias versões, se possível também na língua original do escrito, é preciso,  esclarecer cada uma das palavras e termos difíceis ou desconhecidos que possam surgir.
Quem quer saber exatamente o que a Bíblia está dizendo, não pode contentar-se com apenas uma versão da mesma, e em hipótese alguma pode deixar de consultar um bom dicionário ao encontrar alguma palavra difícil ou desconhecida, além de mapas e outros auxílios, para a boa compreeensão."
GUSSO, Antonio Renato
Como Entender a Bíblia?
                            Durante este exercício de observação, é importante que o leitor procure responder algumas questões acerca do texto em questão, tais como:

 A. Quem está falando estas palavras neste verso? É Deus Pai/Filho/Espírito Santo? É um profeta de Deus? É um anjo de Deus? É um crente?, É um descrente? É um demônio?

B. Para quem as palavras deste versículo, ou capítulo,ou livro, foram ditas? Para judeus, para Igreja, para pessoas na  Grande Tribulação?

C. Qual é a idéia principal do capítulo?

D. Há um exemplo que devo seguir ou erro que devo evitar?


     Fazendo isto, você inicia o processo de interpretação do texto que está estudando.Então, comece já, e veja como é prazeroso, aprender com a Palvra de Deus!