segunda-feira, 22 de novembro de 2010

   A maior preocupação de um professor é garantir que seus alunos aprenderam realmente a lição. Para que a aprendizagem seja efetiva é necessário investir em estratégias e recursos variados. É claro que antes de pensar nas estratégias é imprescindível ter certeza dos objetivos a serem alcançados.
   Como Maria Rossini afirma em Aprender tem que ser gostoso...; "é preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de  hoje."
   Uma estratégia muito interessante e pouco  usada em sala de aula é a técnica dos 6 chapéus. Edward De Bono é autor da obra Seis Chapéus, onde afirma que as pessoas se comportam de seis maneiras básicas. Para ancorar sua teoria, usou a metáfora do chapéu e coloriu cada um deles, dando-lhes significados específicos que indicam tendências pessoais de relacionamento.
   Esta técnica é muito usada em empresas para garantir que suas reuniões sejam eficientes, rápidas e não conflituosas, buscando incentivar a empatia nas relações de trabalho.Ela consiste basicamente em "olhar" os problemas apresentados na pauta da reunião, procurando a impessoalidade, isto é representando um papel de acordo com o chapéu apresentado.Desta forma, a análise do problema ou fato fica clara, sem interferência de interesses pessoais, pois o interesse maior (solução da questão apresentada) está em foco.
     
   Adaptei esta técnica em sala de aula, nas aulas de História, da seguinte maneira:
Aula sobre Revolução Francesa. Após aula expositiva, os alunos procuraram no texto, "respostas" para os chapéus:
Chapéu Branco-Fatos relacionados ao tema: data, causas, consequências
Chapéu Azul-Líderes da revolução
Chapéu Amarelo-Aspectos positivos da revolução (influências, mudanças, ideias,etc.)
Chapéu Preto- Aspectos negativos da revolução (corrupção, homicídios, etc.)
Chapéu Vermelho- Emoções despertadas nos alunos pelos aspectos positivos e negativos.
Chapéu Verde-Que decisões, atitudes, os alunos teriam se fossem líderes da revolução. Como reverteriam os aspectos negativos, ou ampliariam os aspectos positivos?
    
     Outra experiência foi a adaptação da técnica no projeto: Heróis ou vilões?
Os alunos examinaram personagens históricos do conteúdo estudado,pesquisando sua biografia (chapéu branco), aspectos positivos (chapéu amarelo), negativos (chapéu preto), e na história (chapéu verde).Emoções que o personagem demonstrou ao longo da trajetória(chapéu vermelho)e finalmente puderam opinar, inferir na história(chapéu verde).
As experiências foram bastante produtivas, os alunos se divertiram (principalmente quando vieram caracterizados de heróis ou vilões),e melhor que isso, desenvolveram inúmeras habilidades, tais como comparar, inferir, pesquisar,  avaliar, etc.