terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conhecer e crescer...

Cheguei em casa do trabalho e coloquei água na chaleira para fazer aquele cafezinho gostoso do final de tarde. Olhando para água fervendo, me vieram alguns devaneios na mente, do tipo: eu sei que a água está fervendo por causa do calor do fogo;então me lembrei de uma aula de física em que o professor ensinou que a água ferve porque o calor faz com que as moléculas da água se movimentem mais rápido e isto aumenta a temperatura da água, até que ela ferva.
Desde os tempos mais remotos, o ser humano anseia por conhecimento. Os filósofos gregos gastavam sua existência, em uma busca incansável para respostas das mais simples as mais complexas.
Mas o que realmente significa conhecimento?
Poderíamos conceituá-lo simplificadamente como a incorporação de um conceito novo. Os estudiosos tendem em classificá-lo de várias formas, como por exemplo o conhecimento empírico ou vulgar, aquele que nós adquirimos quase  sem querer, e o conhecimento científico,  que segue leis e sequências de investigação.
Mas que relações ou aplicações existem nestas definições e em nossa vida cristã?
Voltando aos meus devaneios, pensei que se eu não soubesse da "história " das moléculas da água, quem sabe  tal  conhecimento nunca mudaria minha vida. Entretanto,  para alguns profissionais,  esta e outras postulações da física são realmente importantes .Isso me fez pensar que o conhecimento de Deus para o verdadeiro cristão está como as regras de trânsito para um motorista, ou as regras ortográficas para um escritor, ou mesmo a anatomia humana para um cirurgião médico.
Oséias 6.3 diz "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..."II Pedro 3.18, diz: "antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."E os versículos anteriores nos informam o motivo deste crescimento duplo (graça e conhecimento): para não sermos enganados pelos indoutos, inconstantes e abomináveis.
Que maravilha!O conhecimento do cristão está perto e acessível, a Palavra de Deus! Quanto mais você estudá-la, quanto mais você amá-la, mais conhecerá seu Autor e seu amor por ele irá crescer junto com o conhecimento, pode estar certo!
Se você está lendo este pequeno ensaio, espero tê-lo animado a conhecer e crescer...