sábado, 22 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR V

           Para concluir esta série de postagens sobre o prazer de ensinar, lembraremos  da  6ª e 7ª leis da Aprendizagem, segundo Dr. Bruce Wilkinson:
             6ª lei da Aprendizagem-LEI DA PREPARAÇÃO:
"A 6ªLei é da preparação, preparo meu aluno para uma misssão, a 6ªlei é da preparação, preparo meu aluno para uma missão..."
             7ª lei da Aprendizagem-LEI DO AVIVAMENTO:
"A 7ª lei é do avivamento, não pode durar apenas um momento, a 7ª lei é do avivamento, não pode durar apenas um momento..."
Lembrando a rotina da aula que deve respeitar as fases da aprendizagem, já estudamos:
1-motivação/atenção
2-aquisição de conhecimentos
3-retenção
A última fase é a AVALIAÇÃO
   De maneira simples e geral, a avaliação tem como objetivo sondar o que o aluno já sabia antes da aula, o que ele aprendeu após a aula, e quais estratégias o professor deve usar na próxima aula para que ele aprenda o que não conseguiu captar.
   A avaliação é muito importante e pode ser realizada de várias formas. A criatividade maior na elaboração das avaliações despertará uma aprendizagem melhor pelos alunos. A seguir, pequena lista com algumas ideias:
Entrevista pessoal
Apresentação oral
Recitação
Palavras Cruzadas
Linha do Tempo
O que está errado?Corrigir a História
Verdadeiro ou Falso
Preencher o espaço
Estudo de caso (problema/solução)
Paráfrase de texto
 Ao elaborar a aula, deve-se ter em mente a lei da preparação, isto é, em nossa frente estarão não apenas números, mas pessoas escolhidas por Deus para uma missão especial. É dever do professor que acredita nesta afirmação incentivar, estimular, descobrir, talentos para o Reino de Deus.Desta forma a lei do avivamento, que trata de algo profundo como a mudança interior, não superficial , esporádica ou provisória, mas algo permanente da parte de Deus, se efetivará na vida de nossos alunos.TENHA CERTEZA QUE ISTO É REALMENTE POSSÍVEL E AGRADE AO SENHOR JESUS COM SUAS AULAS!