terça-feira, 8 de março de 2011

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento..."

Você já ouviu falar da parábola do conhecimento? Trata-se da narrativa do encontro de um grupo de cegos de nascença que tinham o desejo de conhecer um elefante através do tato e teve seu desejo atendido por alguma pessoa que os conduziu ao animal e permitiu-lhes  tocar o maior mamífero terrestre. Reunidos posteriormente e interrogados sobre que formato teria um elefante, cada um dos cegos apresentou uma versão, baseada em que parte do corpo do animal eles tocaram. Logo, na concepção do cego que tocou a tromba, oelefante era como uma serpente, enquanto outro comparou o bicho a um tronco, por ter tocado a perna. Outro que tocou a orelha afirmou ser o elefante a semelhança de um leque e assim cresceram os equívocos em série. Talvez esta não seja a melhor ilustração, nem seja uma história de muito bom gosto, mas pelo menos nos ensina que a falta de conhecimento causa cegueira, não uma limitação física, mas confusões psicológicas, emocionais e principalmente espirituais.
Oséias 4 : 6, diz:
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."
A revista MCMpovos (fevereiro de 2011), traz um artigo muito importante intitulado: ALBINOS SOFREM NA ÁFRICA. Neste artigo, os editores informam como ser albino em alguns países africanos pode ser difícil e arriscado:
."Na Tanzânia, por exemplo, ter a pele alva e os cabelos amarelos é um terrível pesadelo, sinônimo de uma vida marginal, marcada por perseguições e fugas. Diversas lendas cercam os albinos na África. Os feiticeiros dizem que eles têm poderes mágicos. Muitas pessoas acreditam que várias partes do corpo de uma pessoa albina são ingredientes preciosos para produzir poções que curam doenças e atraem riquezas. Outra lenda diz que ter relações sexuais ou beber o sangue de um albino cura a AIDS. Nos últimos anos centenas de albinos foram mortos ou mutilados."
Qual a solução para este tipo de problema? CONHECIMENTO. A Palavra de Deus diz:" conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". E a verdade não é relativa como muitos filósofos possam defender. Jesus Cristo disse :" Eu sou o caminho, A VERDADE,  e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim."
É este conhecimento, esta verdade, que liberta, cura, ilumina, dissipa as trevas,traz a paz.A Palavra de Deus faz toda a diferença!
O que podemos fazer? Apenas lamentar? Não.Pdemos orar, divulgar, criar meios, usar a criatividade e inteligência que Deus nos deu, patrocinar aqueles que corajosamente renunciam o conforto da sociedade ocidental, arriscando tudo para levar a VERDADE e o CONHECIMENTO, para estes locais.


6