sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR IV

      A 3ª Lei da Aprendizagem é a LEI DA APLICAÇÃO. Como nas outras leis, vamos cantar para memorizá-la (melodia do hino 400 da harpa cristã):
      "A 3ªlei é da aplicação, espero mudança no seu coração, a 3ª lei é da aplicação, espero mudança no seu coração".
      De acordo com dr Bruce Wilkinson, a 3ª lei representa o cerne da aula. De nada adianta meu aluno memorizar os 10 mandamentos e continuar sendo um mentiroso obstinado. Que vantagem há em decorar a história de Jó e não suportar com integridade períodos de sofrimento e dor?
      A aplicação da lição, isto é, entender como me tornarei melhor após aprender determinado assunto é sem dúvida nenhuma o clímax da aula.
     Já vimos que na primeira parte da aula, há necessidade de conquistar a atenção do aluno. A segunda parte consiste na aquisição de conhecimentos, conceitos, etc.
     Estudaremos um pouco a 3ª fase da aula que é a fase da retenção ou acumulação, onde o aluno organiza a informação e faz relações. Nesta fase o professor deve colorir a exposição do conteúdo com emoção, bem como dominar variadas estratégias.
     Para conquistar vitória nesta fase, vale lembrar a 4ª e 5ª lei do aprendizado:
     A 4ª lei é da retenção, ensino cada vez, uma só lição...
     A 5ª lei é da necessidade, ensino de acordo com a sua idade..."
     Como a melodia diz, se quisermos que o aluno aprenda, precisamos alcançar um objetivo por vez (não é a quantidade de conteúdo que vale, mas a qualidade com que o aluno aprende), e é claro lembrar das características de cada faixa etária para escolher a melhor estratégia...Lembrando também que a lei da necessidade fala das necessidades específicas de cada classe. Podemos preparar aulas totalmente diferentes para alunos da  mesma faixa etária, pois suas necessidades diferem.
      LEMBRE-SE:
      Aprendemos: 1% pelo paladar, 1,5% pelo tato, 3,5% pelo cheiro, 83% pela visão. Quando o professor apenas fala, o aluno lembra 70% da aula três horas depois, 10% da aula três dias depois. Quando o professor usa a combinação de falar e mostrar, o aluno lembra  85% da aula três horas depois e 65% da aula três dias depois.
     Durante a 2ª fase da aula, o professor pode e deve usar mapas cds/dvds, cartazes, quadro-negro, retroprojetor, data show, flip chart, charges,teatro, entrevistas, debates, etc.
     Durante a 3ª fase da aula são necessários alguns maximizadores da retenção como:
    1) Representar com figuras. Exemplo: Você quer que seus alunos lembrem que o livro de Números conta a peregrinação dos israelitas  durante 40 anos no deserto, então você faz um cartaz com números representando pessoas, números com mãos e pés e olhos vendados andando pelo deserto com o título:40 anos no deserto.
    2)Transferir fatos através do alfabeto. Exemplo: Você quer que os alunos saibam quem eram os apóstolos de Jesus. Para facilitar a memorização, você pergunta: quantos apóstolos tem o nome que começa com A? E com B? E assim por diante.Outro exemplo: Esboço de Romanos: Separação (capítulos 1 a3).Salvação (capítulos 4 a 5).Santificação (capítulos 6 a 8).Soberania (capítulos 9 a11). Serviço (capítulos 12 a 16).Percebeu que todas as divisões começam com S?
    3)Destacar fatos através da música. Exemplo:como  eu fiz para apresentar as 7 leis da aprendizagem. Não esqueça de usar rimas, ajuda a memorizar.
    4)Resumir os fatos com gráficos e tabelas.
    Você ainda pode usar a brincadeira da batata quente (quem ficar com a batata deve responder uma pergunta ou apenas dizer algo que aprendeu na aula), dança das cadeiras, cadeiras secretas (o professor esconde envelopes com perguntas embaixo das cadeiras antes que os alunos entrem na sala), bingo, jogo da forca,etc.
           Quer SABER mais? Eu recomendo:
101 ideias criativas para professores. Autor:David J. Merkh O livro é um auxílio didático que dá ao professor opções para o planejamento efetivo de suas aulas e o torna um facilitador no processo de aprendizagem dos alunos. Apresenta maneiras práticas para que a aula se torne uma experiência relevante para o aluno e gratificante para o professor.

   
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