quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Neste trimestre  a lição da EBD da AD é sobre a tão falada: teologia da prosperidade. Como professora da EBD quero elogiar a escolha do tema, muito apropriado para o momento que estamos vivendo.
A teologia da prosperidade tem suas raízes em civilizações antigas. Mas para entendê-la um pouco melhor, basta voltar ao séc. XIX e citar Phineas Quimby, Mary Eddy...e quem não ouviu falar de Kenneth Hagin, Kenneth Kopeland?
Quais são os aspectos mais importantes desta teologia, e por que não posso aceitá-la?
1º Ela diviniza o ser humano.
 Adeptos desta doutrina ensinam que não devemos orar  para que seja feita a vontade de Deus, isto pode acabar com sua fé e seu milagre(confissão positiva).
Você se lembra de uma das últimas orações de Jesus? O que Ele disse: Pai...se possível...mas seja feita a tua vontade!
A quem devemos imitar?
Ela cultiva o determinismo. Você deve determinar a bênção.
Somos nós que determinamos? Quem afinal faz o milagre?
Pedro disse o que tenho isto te dou...em nome do Senhor Jesus...Não foi o determinismo de Pedro, suas palavras mágicas, seu pensamento positivo, mas a fé em o nome do Senhor Jesus Cristo!
2º Ela demoniza o calvário.
Os adeptos desta teologia ensinam que Jesus só nos redimiu quando desceu ao inferno, pois na cruz ele ganhou a natureza de Satanás.Não existe pior loucura doutrinária. Jesus foi o sacrifício perfeito, predito em todo o A.T. Através do seu sangue derramado na cruz do calvário, o santo, o perfeito, o cordeiro de Deus nos fez livres para ter acesso ao Pai.
Nós estamos interessados no resultado.
Deus está interessado no processo.
Queremos alcançar as promessas de Deus e não há nada de errado nisto. O erro está em colocar isto em 1º lugar. Não entendemos que Aquele que opera o querer também opera o efetuar, porém, é o caminho entre um e outro que nos amadurece espiritualmente.
Deus quer ver como nós trilhamos este caminho entre o querer e o efetuar. Teremos aflições, doenças, perseguições, dificuldades (querendo ou não aqueles que pregam o contrário), mas sempre somos mais que vencedores, sabe por quê? A verdadeira prosperidade, que é a presença constante de Deus conosco, garante que alcançaremos vitória!
QUE 2012 SEJA UM ANO DE GRANDE PROSPERIDADE PARA TODOS NÓS! GLÓRIA A DEUS!

2 comentários:

  1. A paz do SENHOR irmã. Estive assistindo um estudo sobre a verdadeira prosperidade bíblica, com dois rabinos messiânicos. Segue então as cinco palavras do original hebraico, com cinco significados diferentes para a palavra prosperidade:

    Shalá - tranquilidade, quietude, paz (Sl 122:7; Dn 4:1) ‘’Deus é minha paz’’

    Séchel – sabedoria, entendimento, prudência, discernimento, perspicácia ( 1Cr 22:12; Es 8:18; Sl 111:10; Pv 19:11) ‘’a sabedoria, o entendimento, a prudência em resolver problemas, em falar na hora certa...

    Tzalách – ser bem sucedido, prosperar, crescer, florescer, desenvolver-se (Gn 39:2; Ne 2:20; Is 48:15; Sl 1:3 Pv 28:13) - a palavra que mais aparece em termos de prosperidade na bíblia (obediência) - Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes. Dt 29:9.

    Chaíl – capacidade, inteligência, experiência, virtude, riqueza, bens materiais (Ex 18:21; Dt 8:18; ; Pv 31:10; Is 60:11)

    Ashir – rico de bens materiais – palavra usada sempre em contexto exortativo ( Jó 27:19; Pv 28:11; Ec 10:20; Jr 9:22).

    Na maioria das vezes a palavra prosperidade é traduzida somente por prosperidade mesmo, usando assim de pretexto para a teologia da prosperidade financeira, bem na ''moda'' nas igrejas atualmente.

    ResponderExcluir