quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR II

Estamos estudando as 7 leis do Aprendizado do dr. Bruce Wilkinson, já iniciamos com a LEI DA APRENDIZAGEM e o 1º passo da aula  que é a motivação/atenção .
Mais alguns exemplos de estratégias que também podem ser utilizadas na 2ª, 3ª e 4ª parte da aula.
MAPA CONCEITUAL OU MENTAL-Trata-se de um esquema, onde aparecem as palavras chave do conteúdo. Pode-se apresentar o mapa pronto e "dissecá-lo" com os alunos, dividir o mapa em partes (fichas) e pedir para que os alunos organizem ou ainda mostrá-lo incompleto para ver se conseguem completá-lo até o final da aula.
Exemplo:
BRAINSTORMING-Significa em inglês literalmente "tempestade cerebral". Consiste em deixar os alunos livremente e criativamente "ditar" o que pensam a respeito de um determinado assunto. O professor anota as ideias no quadro, sem rejeitar nenhuma.Após a explicação, faz-se uma avaliação para ver se as ideias correspondem ou não ao assunto. Esta técnica pode ser aprimorada, classificando as ideias em sub temas, etc.
TÉCNICA DOS TEXTOS MEXIDOS- Variações:1)O professor pode entregar um texto aos alunos, faltando algumas palavras (aproximadamente a cada 8 palavras, o professor apaga uma) e pede para que eles tentem completá-lo.
2)O professor divide a sala em grupos e entrega para cada grupo fichas com partes (parágrafos) do texto.Os alunos devem montar o texto original em ordem.
3)O professor divide a sala em grupos e entrega para cada grupo fichas com partes (parágrafos) de textos diferentes. Os componentes do grupo deverão montar um dos textos, trocando fichas com os outros grupos.
VOCÊ PODE AINDA TRABALHAR COM LEITURA DE IMAGENS, FLASHES DE FILMES, MÚSICAS,ENTREVISTAS, SAÍDAS DE CAMPO...É SÓ USAR A CRIATIVIDADE!

Um comentário: