quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O PRAZER DE ENSINAR III

Seguindo o roteiro da aula (fases da aprendizagem), a 2ª parte da aula é aquisição de conhecimentos/apresentação de conceitos, hipóteses/sempre ligando a outros conhecimentos.
Para que esta 2ª parte possa ser eficiente é necessário, conhecer bem os alunos, seus estilos de aprendizagem, planejando a aula com sequência e lógica.
Nesta fase da aula é necessário usar a 2ª lei da Aprendizagem: LEI DA EXPECTATIVA.
Como sempre, vamos cantá-la para memorizar (use o nº400 da harpa cristã):
"A 2ª lei é da EXPECTATIVA, espero deles o melhor de suas vidas, a 2ª lei é da expectativa, espero deles, o melhor de suas vidas..."
A expectativa que temos ao entrar em sala de aula é muito importante, pois influencia as atitudes do professor tanto quanto as atitudes dos alunos. O professor deve manter o nível de expectativa equilibrado, sem exigir algo impossível dos alunos, nem menosprezálos, exigindo menos que seu potencial.Mais do que isso, o professor que ensina a Palavra de Deus deve sempre ter fé no poder impactante e transformador das Escrituras. Se não fosse assim, não haveria motivos para nos dedicarmos a tão árdua tarefa.

O Dr. Robert Choun, Jr. sugere que o professor  sábio deve responder a essas perguntas antes de entrar na sala de aula (conteúdo adaptado)
:1. Quais os alvos e objetivos da lição?(O que você quer que os alunos saibam, sintam e façam como resultado da aula?)
2.Quantos alunos haverá na sua classe?(Grupo grande, pequeno, as estratégias em grupo serão possíveis?)3.Qual o tamanho da sala de aula?(Pode ser dividida? Comporta todos os alunos com conforto?)
4.Quanto tempo terá para dirigir a aula?(Você sabe quanto tempo usará para cada parte da aula?)
5.Quais os recursos e equipamentos disponíveis?(Existe um quadro-negro, retroprojetor,murais, flip-chart,lápis de cera, data show, dvd?)
6.Qual o programa que está sendo adotado com os alunos?(O que os alunos já sabem?)
7.Qual a idade dos alunos?( A aula está apropriada para as características dessa idade?)
8.Qual o"ambiente" do grupo?(Pense em termos de ambiente espiritual, sócio-econômico, nível de compromisso, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário