terça-feira, 28 de junho de 2011

O CRENTE E O CAMELO por Messias Cordeiro

Podemos aprender algumas lições importantes com este animal tão peculiar.
1)O camelo é capaz de atravessaer grandes desertos sem água, apenas utilizando suas reservas internas. Desta forma também o cristão precisa ter reservas. O Senhor Jesus disse que quem beber desta água nunca mais terá sede. Podemos e com certeza iremos passar pela provação do deserto, neste momento precissremos de nossa reserva de água. Esta reserva é conquistada diariamente na oração, jejum, meditação na Palavra de Deus. Se você não cultiva estes hábitos, provavelmente terá suas reservas vazias, correndo sérios riscos.
2)O deserto possui dois extremos: de dia excessivo calor e durante a noite frio extremo. O camelo está preparado porque seus pés se adaptam ao frio, calor e também a terrenos arenosos e pedregulhos.
O cristão transformado pelo Espírito Santo precisa estar preparado para enfrentar corações e temperamentos difíceis como os terrenos do deserto, bem como as perseguições e críticas tão duras como os pedregulhos.
3)Após atravessar um estafante deserto o camelo descansa de joelhos! Você já entendeu a mensagem, não é? O crente descansa de joelhos, depositando seu cansaço, desânimo, decepção, aos pés do único capaz de nos consolar e animar: JESUS CRISTO.
4)É muito comum vermos cenas de filmes ou documentários onde o camelo segue seu dono e senhor docilmente com sua cabeça inclinada em sinal de submissão.Ele está feliz pois sente-se seguro. Esta é a nossa esperança e confiança: temos um Senhor justo e amoroso que nunca nos abandonará , nem mesmo nos desertos da vida.
Messias Cordeiro é conferencista, membro da AD Camboriú e meu marido ( Márcia Cordeiro).

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A OVELHA com SININHO


Com certeza quando você era pequeno já ouviu ou viu alguma ilustração em uma história infantil de uma ovelhinha com um sininho no pescoço.
Assistindo a um documentário sobre o cantor Elvis Presley, recebi a informação de que antes de sua morte um evangelista de renome foi visitá-lo e orando com ele, lhe disse: "Elvis, o Senhor Jesus tem muitas ovelhinhas, em algumas ele coloca um sininho, você é uma ovelha com sininho...infelizmente você não soube usá-lo."
Isto  me chamou muita atenção e  o Senhor Jesus ministrou ao meu coração palavras eternas!
Em João 10.14, Jesus diz: Eu sou o bom pastor e, conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Jesus tem um grande rebanho e ama a todas as ovelhas igualmente. Algumas ovelhas dão mais trabalho, ás vezes fogem, se distraem, ficam longe do rebanho. Jesus disse que deixa 99 ovelhinhas no aprisco e vai procurar aquela que se desgarrou...
A bíblia não fala nada sobre ovelhas com sininho, mas eu ouso concordar com o evangelista que orou por Elvis Presley.
Algumas ovelhinhas chamam muita atenção das outras por causa do seu sininho.
O sininho não tem como função incentivar a vaidade ou o orgulho da ovelha, mas chamar a atenção das outras para que sigam o pastor.
A ovelha que tem o sininho é privilegiada, mas tem responsabilidade maior e por isso será cobrada, conforme Lucas 12.48.
Que cuidados esta ovelhinha precisa ter?
1) Quanto maior for o sininho, mais pesado ele pode ser, mas lembre-se: o Senhor nunca nos dará nada tão pesado que não posssamos carregar, Ele mesmo disse que o seu fardo é leve e  seu jugo suave. O peso do sino pode tentar fazê-lo desistir de levá-lo e até desprezá-lo. Jeremias amaldiçoou o dia em que nasceu, Jó amaldiçoou o homem que levou a notícia de seu nascimento a seu pai, tamanho foi o sofrimento em determinado momento da vida destes homens escolhidos por Deus, mas a influência de suas vidas foi muito maior!
2) Se o sininho for muito bonito, existe o perigo de causar muita inveja, quando Davi volta da batalha, as mulheres começam a cantar Saul matou milhares, mas Davi dezenas de milhares...Isto causou inveja diabólica em Saul que nunca mais deixou de perseguir Davi.
Miriã e Arão questionaram a autoridade de Moisés, perguntando com desdém: será que Deus só fala com ele?
3) Se o sininho tiver um som muito atraente pode distrair tanto a ovelha que o carrega como as ovelhas que a seguem fazendo com que esqueçam o verdadeiro sentido de sua existência: levá-las ao Pastor.
Sansão esqueceu durante algum tempo porque o Espírito de Deus o tomava com força descomunal, a tal ponto de não perceber quando Ele se retirou.
Salomão se esqueceu porque o Senhor lhe concedeu assombrosa sabedoria a ponto de adorar a falsos deuses em nome do pragmatismo.
Saul esqueceu que Deus é imutável e resolveu fazer suas próprias regras, apresentando sacrifício, confiando em sua autoridade real, desobedecendo o profeta e a Palavra de Deus.
4) Por estes e outros motivos há ovelhinhas que não querem carregar o sininho, ou mesmo se acham indignas dele.Toda honra vem carregada de responsabilidade, mas não há responsabilidade sem honra.
Se Jesus lhe escolheu para ser uma ovelhinha com sininho, sinta-se honrado. Moisés também não se achava preparado, Gideão duvidou, mas Eliseu desejou, Samuel foi dedicado por sua mãe e aceitou com prazer carregar o sininho.
 Você está entendendo?
O bom Pastor é digno de ser servido, é uma honra e privilégio fazer sua vontade!
Levanta ovelhinha com sininho, comece a se mexer, deixa o sininho fazer barulho, chamar a atenção e levar muitas ovelhinhas para  bom Pastor!



terça-feira, 21 de junho de 2011

BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Aquilo que você fala carrega bênção ou maldição.
A Palavra de Deus nos ensina que nossa língua é tão importante como um leme de um navio. Assim como o leme a língua tem o poder de dirigir-nos a um determinado destino. Isto quer dizer que precisamos dar maior importância ao que falamos.
No livro de Lucas, capítulo 24, há a narração da história dos discípulos no caminho de Emaús.
Eles estavam muito tristes com a morte de Jesus e iam conversando pelo caminho.
Você já parou para meditar quando o Senhor Jesus se aproxima dos discípulos e diz: "que palavras são essas que vocês estão trocando entre si e por que estão tristes?"
Jesus estava ensinando aqueles homens princípios eternos.
Aquilo que você fala influencia seus sentimentos e emoções.
Veja bem, os discípulos estavam tão tristes, decepcionados, chateados, falando tanto a respeito disto que não conseguiram perceber a presença do Mestre, não reconheceram a solução para suas angústias, mazelas, incertezas!
A Bíblia diz que o Senhor Jesus começou a caminhar com eles e os acompanhou até Emaús, expondo a bíblia sagrada durante todo o caminho.
Repare na mudança de comportamento após a conversa deles com Cristo. Um dizia para o outro: "o nosso coração não ardia enquanto Ele nos falava?"
Após a visita de Jesus aqueles homens se levantaram na mesma hora e voltaram para Jerusalém a fim de contar que Jesus havia ressuscitado e falado com eles.
A conversa, o diálogo, as palavras de Jesus fizeram toda a diferença!

E VOCÊ? SOBRE O QUE ANDA CONVERSANDO?  

domingo, 19 de junho de 2011

Rocha ou Areia?

No livro de Mateus, capítulo 7, Jesus está terminando o sermão da Montanha, comparando duas casas. Ele diz: aquele que ouve minha palavra e a pratica assemelha-se a uma casa edificada sobre a rocha, o que ouve e a despreza assemelha-se a uma casa edificada sobre a areia.
Jesus estava falando de duas casas aparentemente iguais, telhados da mesma cor, janelas do mesmo tamanho, portas da mesma espessura...
Como saber a diferença?
Como identificar o fundamento? Rocha ou areia?
Só há um jeito, Jesus disse: o vento vai soprar, a chuva vai cair, o rio vai inundar...Se a casa estiver edificada sobre a rocha irá resistir, mas se estiver edificada sobre a areia desmoronará.
Todos nós passamos por momentos difíceis, quem não passou ainda inevitavelmente um dia vai passar...A esperança e certeza que temos é que se estivermos firmados na rocha (Jesus) o vento vai soprar, a tempestade poderá até assustar, mas o consolo, força, poder para suportar virá daquele que nunca nos decepciona! A Palavra de DEus afirma que a tribulação produz paciência, a paciência produz experiência, a experiência produz esperança e na esperança não há confusão!
JESUS É NOSSA ESPERANÇA!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SEGUE-ME TU (parte 3)

Ao meditarmos sobre os últimos versículos do evangelho de Jesus segundo escreveu João, aprendemos muitas coisas:
1º Não sabemos quais são os critérios de Deus em suas escolhas, mas certamente são perfeitas.
2º Ao escolher alguém Deus vê o que ninguém vê.
    Veja  a história de Gideão, o anjo se aproxima e diz: "Salve varão valoroso, o Senhor é contigo..."
Quando você lê a resposta que Gideão dá ao anjo, tem a certeza que a visão que tem de si mesmo não chega nem perto do elogio recebido.
Deus o chama de varão corajoso, afirma que está com ele, mas quando Gideão se olha no espelho o que vê é um covarde malhando o trigo no lagar, destituído da atenção e proteção divina, pois os midianitas não param de roubá-lo e amedrontá-lo.
Precisamos entender que nosso Deus é atemporal. Não está limitado ao tempo como nós. Ele pode enxergar passado, presente e futuro ao mesmo tempo. Por isso, quando nos convoca para um grande empreendimento, revelando seus propósitos para conosco, nossa reação é como a de Gideão ou como a de Moisés ao receber a notícia do próprio Deus que libertaria o povo hebreu da escravidão do Egito. Moisés olha no espelho e vê um homem gago que não consegue se relacionar. Porém Deus olha e vê um grande líder, muito habilidoso!
Que maravilha! Deus vê o que podemos nos tornar se permitirmos que Ele reine soberanamente em nossas vidas!
Quando você olha no espelho o que você vê?
Lembre-se Deus está interessado em mudar sua história! Mas Ele nunca vai invadir sua vida se você não desejar sua presença. Entretanto se você quiser, sua vida nunca mais será a mesma!

terça-feira, 14 de junho de 2011

SEGUE-ME TU (parte 2)

Na postagem anterior (SEGUE-ME TU, PARTE 1), estava meditando nos últimos capítulos do Evangelho de Jesus, segundo escreveu João. Aquela passagem onde Jesus diz enfaticamente a Pedro: "Segue-me tu."
Aprendemos também neste diálogo de Jesus com Pedro que nosso Deus não usa critérios humanos em suas escolhas.
Nem ao menos conseguimos traçar parâmetros para as escolhas de Deus... Veja, Deus escolheu José, o filho preferido de Jacó, mas também escolheu Jefté, o bastardo desprezado pela família.
Deus escolheu Ester, uma mulher escrava, mas escolheu Daniel um nobre sábio. Deus escolheu Saul, um dos homens mais bonitos de Israel, e escolheu Davi um menino ruivo. Deus escolheu Samuel e o chamou quando era criança, mas Deus escolheu e chamou Abraão,um homem maduro. Deus escolheu Raabe, uma prostituta, Rute, mulher moabita, Débora, profetiza. Deus escolheu Maria, mulher virtuosa, Pedro, pescador, Ciro, rei pagão, Mateus, cobrador de impostos.
Então, quais são os critérios de Deus em suas escolhas, você pode me dizer?
Eu não sei, e garanto que ninguém sabe. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Deus é soberano! Ele pode escolher quem preferir, segundo sua perfeição inalcançada pela mente humana limitada.
Sinceramente acho isso maravilhoso! Melhor que isso é saber que muitas vezes Deus escolhe alguém para fazer algo que não consegue...mas isto é assunto para parte 3, até lá...
 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SEGUE-ME TU! (parte 1)

Os últimos versículos do Evangelho de Jesus, segundo escreveu João, traz ensinamentos profundos.
Depois que ouvi meu querido amigo e irmão em Cristo Nelito expondo estes versículos, meu coração começou a bater mais forte e passei a meditar mais a cerca desta palavra..
Veja bem, o Senhor Jesus já havia ressuscitado e agora estava orientando Pedro sobre seu ministério e o propósito de Deus na sua vida. Após ter pedido enfaticamente: "Apascenta as minhas ovelhas"...Jesus se levanta e sai caminhando, então Pedro vê João e se lembra do relacionamento que o mesmo tinha com Jesus. Com certeza Pedro se lembra que na última ceia seu amigo João havia reclinado sua cabeça no peito do Mestre. Também se lembra como João estava sempre próximo de Jesus em todas as circunstâncias!
Então ele toma coragem e pergunta: "Senhor, e deste (João), o que vai ser?"
Jesus sabendo as intenções e pensamentos de Pedro, não responde diretamente sua pergunta, mas o confronta dizendo: "Se eu quiser que este viva até a minha volta, o que tens com isso? Segue-me tu!"
A primeira lição que aprendemos aqui é que devemos nos preocupar em seguir o propósito de Deus em nossa vida, em primeiro lugar. Temos uma diretriz e precisamos viver perseguindo-a até realizá-la!
Quem assistiu o filme (animação) Wall-e?
Lembra da sua amiguinha Eva? Ela vivia dizendo diretriz porque sabia que tinha algo muito importante para realizar e nada deveria atrapalhar e a impedir. Assim somos nós, existe algo muito importante que Deus deu para cada um de nós realizarmos, mas muitas vezes, a semelhança de Pedro, nos preocupamos tanto com as realizações de outrem que perdemos o objetivo, investimos nossa energia e tempo para questionarmos as oportunidades, talentos e escolhas de Deus em outras vidas. Quando percebemos, a vida passou e nós não realizamos o que devíamos, nem o que poderíamos.
SEGUE-ME TU! É ISTO QUE CRISTO ESTÁ DIZENDO AINDA HOJE! NÃO IMPORTA QUEM JÁ SE CORROMPEU, SE ACOMODOU, OU MESMO DESDENHOU DO CONVITE. SEGUE-ME TU!