A IGREJA DE TIATIRA
A igreja tolerante...
Quando o Senhor Jesus manda João escrever a igreja de Tiatira, em sua saudação faz vários elogios: destaca o amor, a paciência, o serviço, a fé, e ainda afirma que as últimas obras do pastor são mais excelentes que as primeiras!
Quantas qualidades importantes esta igreja possuía.
Amor- a Bíblia afirma que você pode ter todas as qualidades possíveis ao ser humano e realizar toda espécie de obra piedosa, mas se não tiver amor, de nada adiantará (I Coríntios 13. 1-13). Lembra da igreja de Éfeso? Ela tinha doutrina, ortodoxia bíblica, mas tinha perdido o primeiro amor. Agora estamos diante de uma igreja cheia de amor, mas sem conhecimento bíblico, sem zelo doutrinário. Ambas foram reprovadas. O amor deve andar de mãos dadas com as Escrituras!
Paciência e fé- A paciência é a virtude de suportar o insuportável. Como isto é possível? Pela força e graça do Espírito Santo! Paulo pediu para o Senhor livrá-lo de um espinho na carne...a resposta foi: minha graça te basta. Jesus estava dizendo: você pode suportar! Pela força divina que está em nós, na pessoa do Espírito Santo! A paciência anda junto com a fé, a certeza das coisas que não se vê!
Serviço- Jesus elogia o serviço prestado pela igreja mais ainda fica feliz porque a obra realizada cresceu em qualidade, as últimas são melhores que as primeiras!
Uma igreja com tantas qualidades poderia errar? Sim, Jesus chama atenção da tolerância...tolerar o pecado é o mesmo que incentivá-lo. "tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensina e engana os meus servos para que se prostituam..."
Jezabel, foi a mulher do rei Acabe. Jesus usa seu nome como um tipo de pessoa maligna que influencia o povo a se contaminar. Em Tiatira havia espécie de sindicatos, o problema era que cada sindicato tinha um deus pagão como patrono, as reuniões e as refeições (e as vezes as urgias) servidas nas mesmas eram consagradas a estes deuses. Segundo alguns estudiosos, alguns cristãos eram incentivados a participar destas reuniões sem remorso algum pois "Jezabel" lhes ensinava que Deus não se importava com isso!
Jesus exorta a igreja: não se pode tolerar o pecado, é necessário disciplinar e de forma alguma atenuar a pena.
Com amor,
Márcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário