sexta-feira, 18 de maio de 2012

7 CARTAS DO APOCALIPSE (parte 6)

A Igreja de Pérgamo
A Igreja casada com o mundo.
A Lição deste trimestre da escola dominical (CPAD) traz a seguinte informação:

 “1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. Situada às margens do Caíco e distante trinta quilômetros do Mar Egeu, Pérgamo era a mais importante metrópole da Mísia. Cidade antiga e rica, fizera-se afamada por sua biblioteca, cujo acervo chegou a ser estimado em duzentos mil volumes. De tal forma ela se achava ligada aos livros, que o seu nome tornou-se sinônimo destes: pergaminho. Seus operários sabiam como industriar a pele animal como suporte à escrita.Como uma cidade tão rica em livros podia ser tão pobre quanto ao conhecimento do verdadeiro Deus? Faltava-lhe a sabedoria do Livro dos livros (Pv 1.7).”

A repreensão para esta igreja é que alguns seguem a doutrina de Balaão e outros a doutrina dos Nicolaítas...
Balaão por não conseguir amaldiçoar o povo de Deus, resolveu derrotá-lo através da corrupção, sutilmente infiltrada através da prostituição.
É aquele tipo de sensação que muitos têm, que podem continuar se prostituindo com o sistema mundano e mesmo assim serem reconhecidos como cristãos.
Logicamente que a solução está na espada de Cristo! Tantos livros, cultura exuberante, porém, falta de conhecimento espiritual!
A falha em preservar a ortodoxia bíblica traz resultados preocupantes como da igreja de Pérgamo. Você pode frequentar uma igreja e até se envolver com ela, mas ser reprovado no final, se não rejeitar doutrinas heréticas e perniciosas como as de Balaão e dos Nicolaítas. Cuidado!
Para os que não se contaminarem a promessa é grande: o maná escondido e um novo nome na pedra branca...

CURIOSIDADE- O trono de Satanás...

 Jesus pede que João escreva ao anjo da igreja que estava em Pérgamo. Esta igreja provavelmente representa o terceiro período da história da Igreja sobre a terra, durante e após Constantino. A cidade de Pérgamo foi escolhida pelo Império Romano, para nela ser construído o primeiro templo em honra ao imperador em 29 a.C.
 Em Pérgamo havia uma biblioteca com 200.000 volumes, que mais tarde seriam levados para Alexandria. Pérgamo possuía um teatro com capacidade para 15000 lugares.
 Em Pérgamo havia um grande altar esculpido a Zeus, que media 41 X 38 metros e que era  considerado por muitos cristãos naquela época como o “trono de Satanás”. Zeus, cujo nome significa “céu”, era a maior divindade da mitologia grega, sendo chamado pelos romanos de Júpiter. Ele se tornara poderoso ao destronar seu pai Cronos.                                                                                                                                                    A lenda reza que Zeus ou Júpiter nascera em Pérgamo e esta é a razão de todos dizerem ser Pérgamo uma terra sagrada.  
 Pérgamo era uma cidade com muitos templos, colégios e palácios reais, e era considerada como a primeira cidade da Ásia.
 Um outro grande monumento, era um templo dedicado a Esculápio, um deus representado pela 
figura de uma serpente, visto que naqueles dias a medicina compreendia a cura por encantamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário