domingo, 23 de fevereiro de 2014

POR QUE EU DISCORDO DO PAPA (PARTE II)

Ainda comentando as afirmações do papa Francisco:
” Todas as religiões são verdadeiras , porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam neles. Que outro tipo existe realmente ? No passado , a igreja a igreja considerava muitas coisas como pecado que hoje já não são julgadas dessa maneira . Como um pai amoroso, nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha! Para os conservadores e liberais , até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós ."


Acredito que um líder de tamanha influência deva procurar promover a paz e a harmonia entre pessoas de diversos credos. É louvável a defesa da liberdade de expressão. Se o nosso Deus quisesse que nós o adorássemos obrigatoriamente, não daria o livre-arbítrio ao homem. Contudo, sacrificar a verdade deixando de lado as doutrinas elementares da fé cristã, para alcançar esta "paz" é no mínimo assustador! Como eu posso afirmar que todas as religiões são verdadeiras, se os dogmas de umas ferem a doutrina de outras? Jesus foi muito claro em afirmar: "Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim." Então não existem alguns caminhos, algumas verdades, mas o caminho, a verdade! Jesus usou o artigo definido! Se eu afirmo que sou cristão, então eu creio em Cristo e no que Ele declarou.
Infelizmente as declarações do papa vão ao encontro do  relativismo: "atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos" (Dicionário do Aurélio). É o modo de pensar e de agir como se não existissem valores absolutos e definitivos. A Bíblia nos adverte quanto a isso o tempo todo, por exemplo em Ef 4, 14 (“não vos deixeis sacudir por qualquer vento de doutrina”) ...Quantos ventos de doutrina apareceram  nestes últimos decênios, quantas ideologias, filosofias... do  marxismo ao liberalismo, do ateísmo ao misticismo religioso, do agnosticismo ao sincretismo, como podemos dizer que todas estas maneiras antagônicas de pensar podem ser ao mesmo tempo verdadeiras? É no mínimo ilógico pensar assim
Existem princípios espirituais que não mudam, nem envelhecem. Verdades bíblicas que permanecerão eternamente e a igreja do Senhor precisa permanecer fiel a elas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário